É denominada pestana o artifício de prender duas ou mais notas com o
mesmo dedo. Sua vantagem é que os acordes passam a ser móveis, a mesma posição
pode ser tocada em diferentes casas pelo braço do instrumento, fornecendo-lhe
12 acordes diferentes nas 12 primeiras casas. Existem quatro posições básicas
de pestana, derivadas dos acordes de E, A, C e G, sendo que as de E e A , são
as mais fáceis de adaptar para acordes menores, e com sétima.
Exemplo – Posição de E
O primeiro passo para tocarmos um acorde com pestana é trocar a posição dos dedos, rearranjado-os de acordo com a figura 1. Montando essa mesma posição uma casa acima e prendendo as cordas soltas com a pestana feita pelo dedo indicador temos o acorde de F. figura 2
Exemplo – Posição de E
O primeiro passo para tocarmos um acorde com pestana é trocar a posição dos dedos, rearranjado-os de acordo com a figura 1. Montando essa mesma posição uma casa acima e prendendo as cordas soltas com a pestana feita pelo dedo indicador temos o acorde de F. figura 2
Sempre toque corda por corda para ouvir a sonoridade extraída. Se alguma
corda estiver “abafada” tente apertar um pouco mais, ou posicionar melhor o
dedo polegar atrás do braço. O processo para obter acordes com pestana
derivados de outras posições é o mesmo, valendo também para os menores e com
sétima. Abaixo vocês poderão conferir alguns padrões de acordes usados nos 4
formatos. Maiores, menores e maiores com sétima nos formatos de E e A.E maiores
e maiores com sétima em C e G, devido a digitação do acorde menor ser mais
“encrenca” nesses formatos. Reparem que o acorde de Db7 no formato de C, não
faz uso de pestana, porém é um acorde móvel se abafarmos a primeira corda ( E )
da guitarra. Enquanto não temos um conhecimento intervalar, os acordes
receberão o nome sempre através da nota mais grave.
Formato E
Formato A
Formato C e G
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