sábado, 18 de janeiro de 2020

Guitarra - Dicas para estudar e evoluir no Instrumento


   Planeje seu tempo de estudo! Não adianta passar o dia todo com o instrumento na mão, se não tiver um planejamento. Sugerimos que divida seu tempo em 70% para repertório, 20% para técnica e 10% para teoria. Não entendeu essa proporção? Iremos explicar:

   70% para repertório: é muito importante você estudar músicas que você já sabe, para que quando for tocar perto de alguém, você não “trave”, mas que toque de forma natural, sem precisar pensar muito. Mas não se prenda sempre a ele, não esqueça de treinar novas músicas. Isso faz com que você fique mais criativo, evolui a sua técnica e deixa seu repertório mais atrativo. O importante é saber balancear!

   20% para técnica: independente do seu objetivo na música, sendo ele por prazer ou profissionalmente, a técnica é de extrema importância, pois você quer tocar bem! Mas pra isso, você deve saber o tanto que você quer se dedicar e evoluir. A evolução não vem sem o esforço. Por isso, é importante que você tente pegar técnicas e músicas mais difíceis, mas claro, antes disso avalie o seu nível atual, e vá avançando gradativamente, não tente pular logo para o mais difícil.

   10% para teoria: não é só porque a proporção é menor, que quer dizer que ela seja menos importante. Você tem que estudar para entender o que está fazendo, e assim como as técnicas, é importante que a teoria esteja alinhada com o seu nível. Se você pegar para estudar algum conteúdo mais avançado, você vai achar muito difícil e isso pode ser um fator desmotivador, por não conseguir pegar a teoria e transformar em prática.

   Portanto, o segredo para evoluir musicalmente se baseia em três ingredientes especiais: vontade, planejamento, ação! Colocando todos eles em prática, você começará a notar a sua evolução.


Nenhum comentário: