quarta-feira, 21 de junho de 2017

Aprenda a cuidar de suas mãos

http://www.artmaiashop.com

 Amplificadores queimados e guitarras com braços danificados são (apesar de causarem pesadelos na maioria dos mortais) situações que podem ser facilmente remediadas. Ao passo que o veículo máximo de sua expressão (suas mãos) pode sofrer danos causados por exageros e mau uso, o que lhe trará "pesadelos" ainda maiores.

 Os tendões e ligamentos das mãos que são submetidos a movimentos regulares e contínuos podem sofrer problemas denominados como Síndromes de Movimentos Repetitivos. Na realidade, tais problemas são causados por uma somatória de fatores: esforço contínuo, num mesmo movimento, má postura, tensão nervosa, entre outros.

 O ato de estudar diariamente seu instrumento exige também uma postura e preparação corretas, tanto no intuito de obter melhor desempenho como também pensando em prevenir os problemas acima citados. Para tal, leve em conta a regulagem de sua guitarra no que diz respeito à ação (altura) das cordas, pois estas, estando mais próximas da escala, demandam menos pressão dos dedos (embora percam bastante a sustentação do som). Além disso, pense em pequenos exercícios que irão ativar sua circulação sangüínea e “pré aquecer” seus músculos e tendões:

  Estenda seu braço direito como se os seus dedos estivessem sendo empurrados contra uma parede. Então, puxe os dedos com sua mão esquerda gentilmente para trás. Pare ao sentir seus tendões forçados. Depois repita o processo com sua mão e braço virados ao contrário. Você deve fazer isso por no mínimo de 20 a 30 segundos, 3 vezes em cada forma.

 Exercícios extensores de pulso - estenda seus braços de uma forma reta na sua frente com os cotovelos firmemente presos. Aponte seus dedos para baixo e puxe-os em sua direção. Faça o movimento contrário (para cima). Não use a sua outra mão como auxílio.

 Temos também um exercício específico para os dedos que é realizado da seguinte maneira: Mantenha seus dedos esticados de modo que eles apontem para cima. Puxe-os para baixo contra a palma de sua mão e enrole-os fechando o pulso. Então, desenrole os dedos até que eles apontem para cima, voltando à posição inicial. Repita o processo várias vezes.

 Faça movimentos de abrir e fechar suas mãos repetidas vezes para ativar a circulação.
 Movimentos rotatórios com os punhos fechados também são ótimos como aquecimento.
Além desses pequenos cuidados, não se esqueça das outras partes do seu corpo envolvidas no processo de tocar, como sua própria coluna. Conscientize-se, tenha cuidado e bons estudos!



Nenhum comentário: