terça-feira, 25 de maio de 2010

Curso de Guitarra Brasil On-line - A Técnica do Sweep Picking


Para quem já ouviu por curiosidade falar em sweep picking, e não tem idéia do que se trata, poderá ter um primeiro contato com a técnica na definição que será dada aqui. Tocar em sweep picking não é o mesmo que tocar com palheta estritamente alternada (”alternante picking”). Porém, ao se utilizar o sweep, parte da técnica como um todo deverá se recorrer à palhetada alternada. Atualmente qualquer guitarrista deverá utilizar bem tanto o sweep quanto a palhetada, porque cada situação em particular funciona melhor com uma ou outra técnica.Há referências ao sweep desde a década de 60, mas quem realmente sofisticou e desenvolveu a técnica nos moldes atuais foi Frank Grambale. Com o sweep, obtemos mais fluência e alcançamos uma boa velocidade com muito menos tempo de treinamento do que o que seria necessário com palhetada alternada (e outras só com sweep).

Muito bem, as principais leis que regem o sweep picking são:

1) Para as notas na mesma corda, usa-se palhetadas estritamente alternadas.

2) Ao mudar de corda, se estiver passando à corda imediatamente abaixo, a palhetada deverá ser também para baixo, independente da última palhetada dada. Caso esteja mudando para a corda acima, a palhetada deverá ser também para cima independente da direção da última palhetada.

3) Ao mudar de uma corda, para a que se encontra adjacentemente acima ou abaixo, se a palhetada anterior coincidir com a palhetada na nova corda (duas para baixo ou para cima consecutivas). a palhetada deverá ser escorregada ou deslizada.

www.artmaia.com


Um comentário:

isaac disse...

Quanto custa o curso?